terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sonda JUNO poderá ajudar a solucionar mistérios.


Reprodução/YouTube

As agências espaciais NASA e ESA estão mais perto de resolver um mistério que existe há décadas: uma oscilação de velocidade inexplicável presenciada por algumas naves lançadas para o espaço.


Um lançamento de foguete é muito planejado e envolve centenas de cálculos para não desperdiçar energia e tempo. Uma das técnicas usadas é aproveitar a velocidade orbital da Terra para dar um impulso à nave. É nesse momento que alguma coisa estranha acontece e as coisas não saem exatamente como o planejado.

Em 1990, uma sonda da NASA que ia para júpiter, por exemplo, teve uma velocidade 3,9 mm/s mais rápida do que o calculado. Em 1998, a nave NEAR, também da NASA, teve uma variação de 13,0 mm/s em sua velocidade. Essas oscilações são pequenas, mas durante anos permanecem sem explicação.

Agora, a NASA e a ESA pretendem usar o lançamento da sonda JUNO para estudar a origem desse mistério. JUNO foi lançada em 2011, mas nessa semana vai passar perto da Terra para aproveitar a energia orbital no seu caminho para júpiter. A sonda será observada por estações na Argentina e na Australia por meio de sinais de rádio de alta precisão. Eles registrarão qualquer mudança na velocidade de JUNO em relação aos cálculos dos pesquisadores. Os dados poderão dar dicas sobre o que acontece, como acontece e onde acontece essa anomalia para que assim, esses misteriosos casos sejam solucionados.


Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!
Ou nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com 


Licença Creative Commons