sábado, 1 de março de 2014

Curiosidades sobre “Forrest Gump – O contador de histórias”(1994)

corre-forrest-gump-2
“Corra Forrest, Corra”, uma das frases mais marcantes deste filme que foi sucesso nos anos 90. Hoje nós vamos mostrar todas as curiosidades que envolvem essa obra-prima da sétima arte. Forrest Gump é um filme de 1994 dirigido por Robert Zemeckis e protagonizado por Tom Hanks. Ele foi baseado no romance homônimo de 1986 escrito por Wiston Groom. Você, com certeza, já deve ter assistido, mais de uma vez ainda por cima! Hora de contar alguns segredos do filme que fez história no cinema mundial:
- Forrest Gump salvou a arrecadação do cinema americano no ano de 1994, foi o único filme que fez sucesso comercialmente falando. Arrecadou mais de 677 milhões de dólares ao redor do mundo.
- O diretor Robert Zemeckis, e Alan Silvestri fizeram a trilogia de “De Volta para o Futuro”
Tom Hanks bebendo com o Oscar na festa da premiaçãoTom Hanks bebendo com o Oscar na festa da premiação
- Ao receber o Oscar de melhor ator por Forrest Gump, Tom Hanks igualou a marca de Spencer Tracy, que até então era o único ator a ter ganho o Oscar por dois anos consecutivos.
- O ator Haley Joel Osment, que seis anos depois seria indicado ao Oscar de “Melhor Ator Coadjuvante” por sua atuação em “O sexto sentido”, tinha cinco anos e fez uma ponta no final do filme.
forrest-gump-original
- Jim, o irmão mais novo de Tom Hanks, foi dublê do ator em muitas das cenas de corrida.
- Sally Field, que fez o papel de mãe de Forrest, é apenas dez anos mais velha que Tom Hanks.
- A garota de cabelo vermelho no ônibus escolar é Elizabeth, a filha de Tom Hanks.
Releitura do poster do filme feita com lego!Releitura do poster do filme feita com lego!
- O filme estreou no Brasil em agosto de 1994 e permaneceu em cartaz até meados de abril de 1995.
- A cidade cinematográfica onde Forrest conta as suas histórias é a mesma cidade cinematográfica de “De Volta Para o Futuro”, que também é dirigido por Robert Zemeckis.
- Nas palavras de Tom Hanks: “O filme é não-político e não faz julgamentos”. Mesmo assim, até hoje, muita gente cria diversas teorias sobre isso.
forrest 3
- Mesmo depois de uma década de sua estreia, Forrest figurou a 76º posição na lista dos melhores filmes de todos os tempos do American Film Institute.
- A trilha sonora do filme vendeu mais de 12 milhões de cópias, e se tornou um dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos
Efeito usado para esconder as pernas de Gary Sinise Efeito usado para esconder as pernas de Gary Sinise
- Todas as imagens de Tom Hanks encontrando presidentes mortos e celebridades do passado, foram feitas com a ajuda de chroma key, a remoção das pernas de Gary Sinise foi alcançada cobrindo suas pernas com um tecido verde, que depois facilitou o trabalho da equipe nos efeitos visuais.
- Não existe nenhuma bolinha nas cenas de ping pong, mais uma obra dos efeitos visuais.
- O filme ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais
Tom Hanks e o diretor  Robert ZemeckisTom Hanks e o diretor Robert Zemeckis
- O sobrenome de Jenny (Curran) jamais é mencionado no filme. O único local onde o sobrenome pode ser encontrado é no envelope de uma carta que Forrest envia à Jenny enquanto estava no Vietnã.
- John Travolta era o mais cotado para o papel de Forrest
- Kurt Russel fez a voz de Elvis Presley no filme, mas seu nome não ficou nos créditos
forrest-gump04
- Isto foi o que Forrest disse quando o microfone estava desligado:
“Às vezes quando as pessoas vão ao Vietnã, elas voltam para suas mamães sem nenhuma perna. Às vezes elas nem voltam para suas mamães. Isso é uma coisa ruim. Isto é tudo que eu tenho a dizer sobre isso.”
- Forrest sempre usa uma camisa azul clara na primeira cena de cada idade
forrest1
- O autor, Winston Groom, escreveu uma continuação para o livro, intitulado “Gum & Co.” Logo na primeira página, Forrest diz aos leitores: “Nunca deixe ninguém fazer um filme sobre a história da sua vida”.
- A cena em que Forrest fica no corredor de sua escola, enquanto diretor conversa com sua mãe, foi inspirada pela pintura de Norman Rockwell “Menina com um olho roxo.”
menina
- Ice Cube recusou o papel de Bubba.
- Uma coincidência: o Tenente Dan diz a Forrest que “o dia em que você trabalhar num barco de camarão, será o dia em que eu serei um astronauta”. No ano seguinte ao lançamento de Forrest Gump, Gary Sinise e Tom Hanks contracenaram como astronautas em Apollo 13.
- A frase “Meu nome é Forrest Gump, as pessoas me chamam de Forrest Gump” foi improvisada por Tom Hanks durante as filmagens. O diretor Robert Zemeckis gostou tanto da fala que decidiu mantê-la no filme.
helosaaraujo_forrest_gump.17.01
- Robert Zemeckis ganhou o Oscar de Melhor Diretor com este filme. Terry Gilliam (de Os Doze Macacos) poderia ter tido essa chance, caso não tivesse recusado a oferta de comandar a produção.
- Você sabe quem inspirou Tom Hanks a criar o engraçado sotaque de Forrest Gump? Foi o garotinho Michael Conner Humphreys, que interpretou o personagem durante sua infância. O curioso é que o menino realmente conversava daquela maneira.
- O filme erra quando Forrest recebe uma carta de agradecimento da Apple, após seu sócio, o Tenente Dan, ter investido parte dos lucros da Bubba Gump Shrimp Company na empresa, em 1975. A Apple Computer Inc. só foi incorporada no começo de 1977
- Se fosse real, hoje a Bubba Gump Shrimp Company teria só de lucro com o dinheiro investidos nas ações da Apple equivalentes US$6.780.702.880. Saiba como isso foi calculado clicando AQUI
bubbagump
- Em 2010, foi inaugurada a cadeia de restaurantes de frutos do mar, inspirada no filme, o Bubba Gump Shrimp Company. Ao total, são 32 restaurantes; 22 deles ficam localizados nos Estados Unidos, 3 no Japão, 2 no México, 3 na Malásia, e cada um, nas Filipinas, Indonésia e Hong Kong.

Legal né? o que você achou?

Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!
Ou nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com 
Licença Creative Commons