Reprodução
  A cobra Celeste, do Castelo Rá-Tim-Bum (quem lembra?), sempre reclamava que não tinha mãos nem pés e que portanto não poderia fazer um monte de coisas legais.
Ela não poderia imaginar que, um dia, seria uma cobra-robô a segunda visitante do planeta vermelho.


Apesar do robozinho Curiosity estar fazendo um excelente trabalho em Marte, andando, explorando, tirando fotos e colhendo amostras, ainda tem lugares que ele tem dificuldade para andar. Ele pode ficar preso ou atolar em areia. Para resolver esses e outros problemas, a Agência Espacial Europeia pretende lançar outro robô para Marte.

Com seu movimento as cobras podem passar em terrenos arenosos, escalar pequenas alturas, entrar em fissuras ou buracos e muito mais. Elas serão acompanhadas por outros robôs que lhes fornecerão energia e poderão retornar à Terra com uma amostra de solo marciano.

Ainda falta pesquisa para as cobras irem para Marte, já que a Agência Espacial Européia ainda está fazendo testes de mobilidade nos protótipos. A vida de Marte pode ficar sossegada por mais algum tempo, enquanto os nossos répteis robóticos não chegam à sua superfície.