sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ESA manda seus astronautas para o fundo do mar


Reprodução/YouTube

A agência espacial europeia iniciou um teste para preparar seus astronautas para o ambiente espacial e o local de treinamento escolhido foi o fundo do mar.
Isso mesmo você não leu errado! Bem mais barato e prático do que tentar simular câmaras de gravidade zero, o fundo do mar oferece um ambiente cheio de desafios que melhoram as habilidades dos astronautas. E você ainda pode acompanhar o dia a dia desse projeto por vídeos no YouTube.

Os aventureiros Andreas Mogensen e Thomas Pesquet são os participantes dessa missão chamada Seatest. Eles terão uma ajudinha dos astronautas da NASA Joa Acaba e Kate Rubins e do astronauta japonês Soichi Noguchi. Serão 5 dias de treinamento subaquático, em que os participantes farão diferentes exercícios para aprender a  se movimentar com as roupas e equipamentos adequados. O mais importante, no entanto, é conseguir lidar com a sensação de “ausência” de peso. No espaço, tudo parece mais leve devido à diminuição da força gravitacional. No mar, isso acontece devido ao empuxo. Não são situações idênticas, mas já é um bom lugar para começar o treinamento.

Para deixar tudo mais parecido com a situação espacial, a equipe em contato com os astro-mergulhadores terá um atraso de 20 minutos na comunicação. Isso simula o tempo em que a informação da mensagem demoraria para chegar da Terra a uma nave no espaço. Em uma emergência, esse detalhe pode dificultar bastante a ação dos astronautas.

Todo esse treino será colocado em prática em 2015. Nessa data, Andreas fará parte de uma missão espacial tripulada da ESA. Detalhes dessa missão ainda não foram divulgados.

Até lá, veja o que acontece no treinamento de Andreas pelo seu canal no YouTube.



Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!
Ou nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com