Reprodução / Studio Ghibli

Há algum tempo, o diretor Hayao Miyazaki anunciou que pretendia se aposentar e parar de fazer filmes longa-metragem.
Se você não entende por que deveria ficar chateado com isso, falta algo na sua vida e você devia assistir a todas as animações do diretor hoje (agora, se você já assistiu e não entende o apelo, nem vamos ter essa conversa porque você provavelmente não existe).

Miyazaki está entre os animadores mais sensíveis da atualidade. Ele é capaz de construir mundos delicados e personagens envolventes, com os quais crianças e adultos podem se identificar, e criar um universo que leva até a pessoa mais fria de volta a um tempo em que o mundo parecia mais mágico e cheio de possibilidades.


E, se minha descrição faz parecer que Miyazaki fazia filmes muito infantis, em que tudo é encantamento, arco-íris e abraços, quem viu seus filmes sabe que não é o caso.
As animações do diretor sabem integrar a toda a magia temas assustadores ou uma jornada em que os personagens precisam assumir responsabilidade ou lidar com situações difíceis e incontroláveis da vida, sejam elas uma doença ou um tsunami.
Em homenagem ao diretor, aqui vão algumas lições de seus filmes:

Suas memórias são preciosas
                             
 “Quando você conhece alguém, você nunca esquece deles de verdade”.

Educação é importante

Às vezes o mundo parece pedir mais do que a gente consegue dar conta…

… Mas sempre podemos conhecer alguém que nos ajude

Poucas coisas no mundo são mais bonitas que a natureza…
… Apesar de que as pessoas também podem ser capazes de construir coisas fantásticas
Busque sempre por aquilo que te dá inspiração, mesmo que não seja fácil
E nunca abra mão de um pouco de fantasia. Isso enriquece a vida

(para quem estiver interessado, os filmes usados nos GIFs deste post foram “O Castelo Animado”, “A Princesa Mononoke”, “A Viagem de Chihiro“, “Ponyo – Uma Amizade que veio do Mar”, “Porco Rosso – O Último Herói Romântico”, “O Serviço de Entregas da Kiki” e “Meu Amigo Totoro“).