Há
uma generalização entre alguns usuários da rede mundial de
computadores, que provavelmente não lêem hqs, de que Aquaman (ou Arthur
Curry) é um herói com poderes inúteis e motivo da piadinhas. É provável
que o desenho “Superamigos” tenha contribuído para a construção dessa má
fama, mas, agora, todos vão saber que Aquaman pode ser muitas coisas,
menos inútil:
Aquaman fez sua primeira aparição na
revista More Fun Comics #73, em novembro de 1941, criado por Paul Norris
e Mort Weisinger. Arthut Curry era um homem que vivia na água e na
terra, lutou contra vários vilões, desde nazista até seres de outros
planetas e dimensões. Lutou ao lado do Super-Homem, Batman,
Mulher-Maravilha, entre outros, tendo salvado o planeta sozinho, algumas
vezes. Além disso, é o governante de Atlântida, um continente que
afundou no mar e cujos habitantes adquiriram a capacidade de respirar
embaixo d’água. A série “Novos 52″ foi benéfica com Aquaman, já que ele
não apenas estrelou sua própria série, como foi um dos membros da nova
Liga da Justiça.
SEUS PODERES VÃO MUITO ALÉM DE “FALAR COM PEIXES”:
O poder telepático de Aquaman também influencia seres não-aquáticos. Ele consegue ler mentes e se comunicar telepaticamente com as pessoas, além de controlá-las hipnoticamente. Basta se concentrar um pouquinho, e ele pode fazer seu oponente ter convulsões. O ataque mental que ele usou contra Kordax foi tão forte que o vilão acabou se suicidando para acabar com a tortura. O herói possui outras inúmeras habilidades. Como nadador, ele chegou à velocidade máxima de 1.000 nós (cerca de 1.150,7 mph) e lançou-se a 60 pés, da água para a superfície. Essa força significa que Arthur pode, facilmente, levantar um carro e jogá-lo como uma bola de futebol. Certa vez, ele ajudou a sustentar um edifício de 10 andares em chamas por vários minutos até que os bombeiros pudessem evacuar o local. Balas não atravessam seu corpo, apenas ricocheteiam, deixando às vezes alguns arranhões. Seus sentidos são tão aguçados que ele consegue enxergar no escuro. Adicione alguns anos de experiência em batalhas e o fato dele não ter nenhum tipo de fraqueza como a kryptonita do Super-Homem, por exemplo, e terá um dos maiores guerreiros de todos os tempos.
SUA ESPOSA TAMBÉM É UMA SUPER-HEROÍNA
Aquaman não usa máscaras e nunca se preocupou em proteger sua identidade, seja dos seus companheiros super-heróis, ou das pessoas com quem se relacionava. Isso torna seus relacionamentos muito mais honestos do que os de qualquer outro. As coisas se tornam mais incríveis, quando descobrimos que sua namorada, Mera, também é uma heroína. Com a habilidade de respirar debaixo d’água, hidro-cinética, ótima lutadora e com muito mais força do que aparenta, Mera manipula e solidifica líquidos, que resultam em vários tipos de ataques em uma batalha. Após algumas aventuras juntos, Aquaman decidiu que não havia razão para brincar e se casou com ela.
VOCÊ NÃO SABE O QUE ELE PASSOU
Aquaman e Mera tiveram um filho, Arthur Jr. Ele possuía poderes e foi, por um bom tempo, uma luz na vida de Aquaman. Infelizmente, o vilão Black Manta sequestrou o menino e nosso herói não foi capaz de salvá-lo a tempo. A perda de seu filho levou à dissolução do casamento de Arthur, e Mera deixou a sua vida por algum tempo.
Anos depois, o vilã Charybdis enfiou a mão dele em um rio infestado de piranhas. Ele podia se comunicar com os peixes, mas não forçá-los a fazer algo contra sua vontade. Aquaman perdeu sua mão, mas isso não o tornou um deficiente. Ele amarrou um arpão ao seu pulso, que mais tarde foi substituído por uma versão mecânica que girava como uma broca, atirava como uma arma de fogo e conduzia corrente elétrica. Em outras palavras, ele usou sua lesão como desculpa para se tornar ainda mais perigoso.
ELE FUNDOU A LIGA DA JUSTIÇA
Aquaman é membro-fundador da equipe original da Liga da Justiça, lutando contra tiranos intergaláticos como Kanjar Ro, Despero e Starro, o Conquistador. Um episódio interessante ocorreu um tempo depois que a Liga se formou, quando a equipe havia se tornado grande e alguns membros, menos confiáveis. Essa desorganização permitiu o sucesso de um ataque de uma raça alienígena conhecida como Debris à Terra, detectando e destruindo a base da Liga da Justiça. Na maior parte do mundo, os super-heróis ficaram sob controle mental dos Debris, sobrando apenas Aquaman e alguns outros com a capacidade do livre-arbítrio. Aquaman, então, liderou seu pequeno grupo em uma missão contra os alienígenas, e foi capaz de salvar o planeta. Depois disso, reformulou a Liga da Justiça, tendo a equipe sob o seu comando.
ELE NÃO PERDOA NEM DEUSES
Algumas vezes Aquaman foi confrontado por Triton, um ser de outra dimensão que era adorado como um deus na Grécia Antiga, filho do poderoso Poseidon. Numa ocasião, Triton enviou o próprio pai, Poseidon, ao mundo de Hades, e atacou a Terra. Aquaman lutou contra ele e o enviou para Hades, mas em vez de deixar que Charon, o barqueiro de Styx (o ceifador da Grécia Antiga) o escoltasse para o mundo dos mortos, Arthur deu-lhe um soco na cara, roubou seu barco, derrubou o cão de três cabeças Cerberus, e chegou a Hades para tratar da liberdade de Poseidon. De volta ao mundo dos vivos, Poseidon ajudou a derrotar Triton, e presenteou Aquaman com seu tridente, dizendo que o herói era mais nobre do que aqueles chamados de deuses.
ELE PODE JOGAR UM URSO POLAR EM VOCÊ
Numa história publicada em 1942, um grupo de criminosos estava caçando focas para o mercado negro. Aquaman soube e foi até eles o mais rápido que pode. Ele enxergou os caçadores há distância, e se viu cruzando o caminho de um urso polar, que não estava no seu melhor humor. Em vez de despistar o urso e enfrentar os caçadores, Aquaman resolveu os dois problemas de uma só vez: jogou o urso polar raivoso nos criminosos.
Depois desse grande aprendizado sobre ele,
que é um dos heróis mais poderosos da DC Comics, a equipe Proibido Ler
só tem uma coisa a dizer para todos:
Quer adicionar mais alguma informação que faltou no post? Deixe nos comentários!
Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!
Ou nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.