domingo, 9 de fevereiro de 2014

Viajar na maionese pode ser útil!

viajando-na-maionese-blog2

Quem viaja na maionese com certa frequência, com certeza já sofreu bullying na época do colégio, “ACORDA MENINO!!”. Estudos comprovaram que seres humanos passam 1/3 da vida nessa viagem interplanetária do molho à base de ovos. Ou seja, não foi só com você e é pro resto da vida.
Homer-Simpson-Zoned-OutMuitos interpretam isso como falta de foco, ou até mesmo falta de ética no trabalho, mas uma pesquisa recente feito pelo Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano de Berlim, desmente tudo, o devaneio não significa estar ocioso.
No estudo mostraram que as 20 redes do cérebro funcionam disparando sinais, quando uma rede dispara mais informação, as outras ficam na manha, elas não funcionam ao mesmo tempo com toda a força. A rede que comanda o “viajar na maionese” é chamada de rede padrão, ela funciona quando nada disso acontece, ou seja, nada de importante tá rolando na nossa cachola.
As áreas que essa rede funciona são importantes para planejamento, personalidade e processamento de informações. Mas há momentos que não existe a necessidade de usar tudo isso, como por exemplo voltar para casa, afinal você já conhece o caminho, nessas horas, como o cérebro não gosta de ser inútil, ele entra no modo devaneio.
Pode até parecer simples, mas esses devaneios, imaginação, pensamentos auto-referenciais, são tarefas extremamente complexas, é como se tivesse treinando sua mente, fazemos algo muito parecido ao sonhar, processando informações.
chris_walkenPode ser que essa concentração não seja para algo imediato, como a aula da sua professora
mala, e sim para um planejamento de metas e aprendizado de longo prazo. E é muito importante ter um momento mais tranquilo, você não pode usar toda sua capacidade o tempo inteiro, uma hora entraria em colapso. Usar a rede padrão, “viajar na maionese”, reduz o estresse, organiza o pensamento e te ajuda ter mais clareza e eficiência.
Quem nunca achou uma solução no meio de um devaneio? Então…
A coisa mais interessante dessa rede, é que ela pode ser facilmente desligada, ou seja, sair da viagem interplanetária, para o mundo real. Bem vindo!



Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!
Ou nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com 


Licença Creative Commons