domingo, 16 de fevereiro de 2014

Curiosidades sobre o filme “Ace Ventura: Um Detetive Diferente” (1994)


No dia 04/02/1994, Jim Carrey fazia uma de suas maiores estreias nas telas de cinema. No papel de um detetive de animais chamado Ace Ventura, Carrey alavancou sua carreira e nunca mais foi esquecido, se tornando o ícone da comédia que é hoje. Há 20 anos, um Jim Carrey jovem e não muito conhecido, protagonizava “Ace Ventura: Um Detetive Diferente”, um filme que marcou a infância de todas as crianças dos anos 90 e se eternizou na sessão da tarde. Em homenagem ao aniversário de 20 anos desta obra, trouxemos algumas curiosidades que só quem estava por trás das câmeras sabia, confira:
A46
- Por mais difiícil que seja imaginar outro ator no papel de Ace Ventura, Jim Carrey não foi o único cotado e tampouco a primeira opção na escolha. O papel foi oferecido ao ator Rick Moranis, que o rejeitou para viver o personagem “Barney” no filme “Os Flinstones” (1994).
- O hospital psiquiátrico onde Ace Ventura se disfarça, se chama “Shady Acres” como uma brincadeira com o nome do diretor Tom Shadyac.
*Pausa para relembrar cena memorável no Hospital Shady Acres*

- A atriz Lauren Holly chegou a fazer testes para interpretar a principal personagem feminina do filme, mas acabou desistindo do papel posteriormente.
- O orçamento de “Ace Ventura: Um Detetive Diferente” foi de US$ 12 milhões.
ku-xlarge (1)
- A música “Hammer Smashed Face”, da banda de death metal “Cannibal Corpse”, fez parte do filme porque era a banda favorita de Jim Carrey. O ator incluiu a participação da banda no filme quando fechou seu contrato.
*Pausa para relembrar a cena da música do Cannibal Corpse*

- Os hematomas embaixo dos olhos de Randall “Tex” Cobb (o homem rude do primeiro filme) não foram feitos com maquiagem, o ex-boxeador e ator apareceu assim no set e o diretor resolveu não cobri-los.
- O apelido de Ace Ventura para Woodstock é São Francisco, em referência a São Francisco de Assis, o santo católico padroeiro dos animais.
tumblr_mcgr8uW6jv1qh3fueo1_1280
- A maior parte dos jogadores do Miami Dolphins, no filme, especialmente na cena em que Ace Ventura está inspecionando cada um dos seus anéis, foram interpretados por jogadores reais.
- A voz de Ace Ventura é a voz que Jim Carrey usava em seus shows de stand-up comedy. O diretor Tom Shadyac assistiu um desses shows e decidiu que era a voz perfeita para o personagem.
8641_3
- A cena onde, durante a festa, Ace Ventura puxa o braço do violoncelista enquanto ele passa, fazendo com que ele produzisse um tom falso, foi improvisada por Jim Carrey.
- Na época do filme, o grande astro foi Tone Loc, pois Jim Carrey não era famoso, e o diretor precisava de alguém com credibilidade para estrelar o filme.
ku-xlarge
- Courtney Cox tinha medo de alguns animais do filme, incluindo o macaco. Tom Shadyac afirmou que a cena de sexo entre ela e Carrey, com todos os animais ao redor, foi uma das cenas mais desconfortáveis que já filmou.
- O golfinho do filme é interpretado por um golfinho do Sea World. Shadyac não sabia o quão difícil seria treinar o golfinho para tomar a arma da tenente Einhorn. Evidentemente, a criatura sabia que era um instrumento de violência. Eles finalmente treinaram o golfinho para fazer o truque, mas, no dia da filmagem, o golfinho congelou. Eles tiveram que usar o plano B, fazendo Ace Ventura tirar a arma de sua mão.
Ace_Ventura_Pet_Detective_28607_Medium
- O topete enorme e as roupas coloridas de Ace Ventura não foram usados por acaso. Jim Carrey estudou o modo como as aves se movem, e assim, criou os gestos de Ace. Ele aprendeu isso com Anthony Hopkins, que usou a mesma técnica para criar Hannibal Lecter, porém com répteis.
- Entre as atrizes consideradas para o papel de Melissa estavam Carrie-Anne Moss, Téa Leoni (que atuou com Carrey em “As Loucuras de Dick e Jane”, em 2005) e Lauren Holly, que co-estrelou mais tarde, em 1994, com Carrey em “Debi & Lóide”.
M8DACVE EC001
- A parte em que Ace Ventura personifica um treinador de golfinhos chamado Heinz Getwellvet foi cortada da versão cinematográfica, mas inserida em home video.
- Há algumas pistas, no filme, que indicam que a tenente Einhorn (Sean Young) é um homem:
1) “Einhorn”, em alemão, significa unicórnio.
2) Há duas maçãs e uma banana colocadas sugestivamente em sua mesa.large
3) A foto de Ray Finkle é Sean Young com uma peruca e um bigode falso.Ray-Finkle
- Tirar a roupa da tenente Einhorn para desmascará-la, foi ideia de Jim Carrey.
ace-ventura-1_480_poster
- Tom Shadyac não quis dirigir a sequência “Ace Ventura 2 – Um Maluco na África”, que foi dirigido por Steve Oedekerk.
- Além de “Ace Ventura 2 – Um Maluco na África” (1995), houve também o filme “Ace Ventura Jr.” (2009) e uma série animada que durou três temporadas.
*Pausa para relembrar uma das cenas mais memoráveis do filme*

- Após “Ace Ventura: Um Detetive Diferente”, Jim Carrey foi reconhecido como o grande ator que é, e, ainda em 1994, estrelou “O Máscara” e “Debi e Lóide”.
large


Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!
Ou nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com 


Licença Creative Commons