terça-feira, 3 de setembro de 2013

QUANDO O RPG VIRA LITERATURA DE QUALIDADE - PARTE 2



Olá, pessoal. Beleza?

Hoje volto para falar mais um pouco sobre RPGistas que transformaram suas histórias em livros – e bons livros.
A autora Gisele Bizarra tão logo percebeu a dificuldade de se publicar um livro pelas “editoras convencionais” optou pelo site “Clube de Autores” para vender os livros de sua trilogia “Amberblades”. O mundo ficcional de Kathros é o lar das aventuras de grupos de aventureiros que têm a missão de salvar o mundo.
No entanto, esta série tem uma particularidade interessante: cada livro apresenta uma nova geração de personagens, atuando dezenas de anos depois de seus predecessores. No segundo livro, por exemplo, vemos os filhos/netos/descendentes dos protagonistas do primeiro. Isso torna cada título independente dos demais, ao mesmo tempo em que dá uma profundidade maior aos textos se você ler os três na seqüência.
Muitos dos personagens e sua concepção, tramas, vilões e até ilustrações vieram das campanhas de           RPG que a autora participou. Mais uma prova de que transpor as emoções da mesa de jogo para o miolo de um livro gera excelentes resultados. Compre os livros da Gisele aqui.

Finalizo com mais um exemplo de transposição de elementos das campanhas de RPG para a literatura fantástica: são as “Crônicas de Elgalor”, do Matheus Toledo (conhecido como Odin). Este excelente livro é praticamente uma narração literal dos eventos ocorridos na mesa de jogo do Matheus e seu grupo. Uma história de bravura e heroísmo, com uma abordagem bastante “tolkieniana”, que em nada deve a outros “best-sellers” que vemos no mercado editorial brasileiro. Compre-o aqui.

Enfim, embora os caminhos de uma publicação no Brasil sejam árduos, e por vezes desanimadores, fica provado que é possível levar as emoções de uma partida de RPG para o mundo da literatura de fantasia. Mais que isso, fica provado também que os resultados finais costumam ser bastante satisfatórios.


Forte abraço a todos.



Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!
Ou nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com