quinta-feira, 29 de agosto de 2013

QUANDO O RPG VIRA LITERATURA DE QUALIDADE - PARTE 1



É muito comum que mestres de RPG (e até mesmo jogadores) desejem se tornar escritores. É bastante natural querer que algo de sua autoria, seu mundo, seus personagens, sejam lidos por milhares de pessoas. Quem nunca sonhou em ver as sagas memoráveis criadas na mesa de jogo nas prateleiras de uma livraria conceituada?

No entanto, esta pode ser uma missão mais desafiadora que derrotar um dragão vermelho ancião, afinal, o mercado editorial brasileiro tem um histórico de ser hostil com autores nacionais. Principalmente, se forem iniciantes. Principalmente (e ponha “principalmente” nisto), se o tema do livro for a literatura fantástica.

Mas e quando surge uma exceção? E quando um escritor brazuca consegue transportar para as páginas o que criou com as rolagens de dados? O resultado final é satisfatório?

No caso de Leandro Reis, o Radrak, definitivamente sim.

Ele é o autor de quatro livros – publicados pela Idea Editora – baseados nas campanhas de RPG jogadas com seus amigos. Os três primeiros compõem a assim chamada “Trilogia Goldshine”, que conta com “Filhos de Galagah”, “O Senhor das Sombras” e “Enelock”. O quarto livro, “Garras de Grifo”, é cronologicamente anterior aos demais, expandindo e detalhando outros locais e aspectos da ambientação.

Ambientação? Sim, tudo se passa no mundo ficcional de Grinmelken, que tem até um site próprio. E agora sejamos sinceros: que mestre de RPG nunca quis mostrar a milhares de pessoas os perigos e desafios que criou para sua mesa de jogo?

“Mas, afinal, Jacó, os livros são realmente bons?”, você pergunta. Sim, são sensacionais. Os personagens do Leandro são todos bem construídos, verossímeis, palpáveis. Os locais são bem descritos, as cenas de ação são excelentes e as reviravoltas nas tramas deixam qualquer um ansioso pelo que virá na próxima página. É realmente possível sentir em cada linha o “clima” de uma boa partida de RPG.

Altamente recomendado.

Os livros do Leandro Reis podem ser adquiridos diretamente no site da Idea Editora, mais precisamente aqui. Não deixe também de conferir o site oficial do autor e da ambientação (clique aqui), que conta com muito mais informação sobre este universo ficcional.

Semana que vem eu volto com mais um caso de uma campanha de RPG que virou série de livros.

Valeu!



Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!
Ou nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com