sábado, 31 de agosto de 2013

O Poder da Espada - Trilogia A Primeira Lei de Joe Abercrombie!


Saudações caros Nerds! Aqui vai mais uma obra de fantasia. Desta vez uma fantasia épica de guerra, num estilo noir. Aqui os fins justificam os meios, e até segunda ordem, os meios e os fins não são exemplos de civilidade, honra, justiça ... O Poder da Espada é o primeiro volume da Trilogia A Primeira Lei, do escritor Joe Abercrombie. Os volumes seguintes serão: Antes da Força e O Duelo dos Reis.

       Tudo ocorre em um reino chamado União, que tem características similares aos reinos à época medieval europeia o que no meu ver já é algo de bom,  o reino encontra-se em pé de guerra com outros reinos a sua volta, um bem ao norte e outro ao sul. Então temos grandes potências lutando pelo poder geral, mas enquanto isso as províncias que formam à União lutam internamente contra a corrupção, inquisições políticas, falsos inquéritos, falsos testemunhos, luta pelo poder, assassinatos. O que eu mais gostei nesse livro foi a construção dos personagens, com o dom de cativar o leitor, por mais esdrúxulo que possam parecer, passando por inquisidores sem escrúpulos, assassinos frios, bárbaros, torturados e torturadores, anti-heróis, heróis egocêntricos, personagens covardes, altruístas, seres humanos exercendo os seus papeis como seres humanos, essencialmente humano. O tom cômico e a aura de mistério fazem parte da narrativa, assim como o enfoque violento, prevalecendo o derramamento de sangue no intuito de chocar pela rebeldia e pela violência.  
          Uma fantasia adulta, não pelo tema que aborda, mas pela maneira de como se manifesta. O realismo é a marca, pela relação essencialmente humana dos personagens, no entanto o cinismo, a ironia e o humor negro divide espaço como o excessivo desejo de vingança e de poder, desprezo, traição, falsidade, sentimentos fortes que necessitam da arrogância para se impor, nada de fantasias clichês de reinos em guerras sendo salvos por jovens rapazes de coração puro destinados a usar uma espada mágica e se casar com a bela princesa no final, "afasta de mim esse cálice pai"!  

       Já aviso de antemão que o livro exige um tanto de atenção assim como as obras de George R.R. Martin, a trama é densa, o enredo é lento, são muitos personagens, e há a necessidade de um mapa, mas esses detalhes negativos não impedem de que se tenha uma leitura prazerosa, e vale seguir a máxima, que encontrei nesse livro, que os fins justiçam os meios. Mesmo porque, se tratando de uma trilogia que envolve um mundo imaginário e personagens nada convencionais, o enredo necessita de muitas descrições, observações e narrativas explicativas. Então arregace as mangas e vamos ler!
Recomendo também um ótimo podcast, o MRG (Matando Robôs Gigantes) que dão um ótimo parecer do livro!



Encontrou algum erro, tem críticas ou sugestões?
Reaja e comente!!
Ou nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com