segunda-feira, 1 de julho de 2013

A história da máscara dos Anonymous: Guy Fawkes


E ai pessoal Tudo bem?
Eu estava velejando pela web e como sabemos estamos vivendo um momento de protestos e reinvidicações não só no Brasil como também no mundo.
Não estou aqui pra falar disso, afinal tem muitas opiniões divergentes e tal, mais ai me bateu uma mega curiosidade de saber: de onde vem essas máscaras que as pessoas estão usando nas ruas? o que signifca? ou só estão copiando de um filme da terra do cinema?
pois é fiz uma busca sobre isso e achei algumas informações relevantes.
lembrando a todos que não estou falando dos protestos e sim de ícones que surgem nesse senário.


kpa
Guy Fawkes (também conhecido como Guido) foi um soldado inglês católico que participou da “Conspiração da Pólvora” (Gunpowder Plot), que tinha como objetivo explodir o parlamento britânico durante uma sessão, em 5 de novembro de 1605.
A intenção da conspiração liderada por Robert Catesby, era iniciar um levante católico contra a repressão do rei protestante Jaime I, matando-o junto de outros parlamentares protestantes, através da explosão que fora planejada. Guy Fawkes, que era um perito em explosivos, foi colocado para detonar os 36 barris de pólvora colocados sob o prédio do parlamento, mas por conta de uma informação vazada, Fawkes acabou sendo descoberto e preso, antes que o plano fosse posto em prática. E após o seu interrogatório e tortura, São Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato.Guy-Fawkes
Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na “Noite das Fogueiras” (Bonfire Night).Na Graphic Novel “V de Vingança”, de Alan Moore, o personagem usa a famosa máscara de Guy Fawkes e, com isso, a tornou mundialmente famosa.E hoje é uma referência de revolução na cultura nerd/pop. Guy Fawkes, from 'Peeps into the Past', published c.1900 (colour litho)
A relação, ou até mesmo inspiração dos Anonymous com o filme “V de Vingança” (V for Vendetta) é evidente. A máscara usada nos protestos do grupo Anonymous é igual, sem tirar nem por. A máscara usada por “V”, o personagem principal da trama, e as semelhanças não param por ai. Os ideais do filme são basicamente anarquistas, buscam igualdade e justiça numa sociedade que precisa ser reestruturada para que isso aconteça. “V for Vendetta” é um filme de suspense lançado em 2006. É uma adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome, de Alan Moore e David Lloyd. O filme se passa em um futuro próximo. Natalie Portman estrela como Evey e Hugo Weaving interpreta “V”, um carismático defensor da liberdade que busca uma revolução.
300847_287932654572403_1780263920_n_large-thumb-600x402-7954
Com roteiro de Andy Wachowski e Larry Wachowski, dirigido por James McTeigue, o filme é de uma qualidade inquestionável e não é de se admirar que tenha inspirado tantos movimentos revolucionários. O filme tem cheiro de chuva, porém deixa um rastro de fogo, de vontade de mudanças, de revolução por onde passa, e faz isso com a magnificência de um rei.
protesto-brasil
Da próxima vez que você vir aquele rosto misterioso com bigodes e um sorriso sutilmente sarcástico, lembre-se que por trás dela não existe apenas a inspiração vinda de um filme de ficção… Por trás dela há história, há ideias, há conceitos, e, sobretudo, pensamentos sobre liberdade e justiça.
Fiquem na paz...

Encontrou algum erro?
Nos envie um email!
limonadanerd@gmail.com