segunda-feira, 3 de junho de 2013

Curiosidade do dia!! ARQUITETURA DO SONO

E ai pessoal tudo bem?!
vim trazer mais uma curiosidade do dia!!
aproveitem pois eu estou com o maior sono! XD (bocejando)

http://adolescentesemfoco.files.wordpress.com/2010/12/bocejo.jpg

        Os seres humanos, como os ursos, também hibernam, só que nós hibernamos todos os dias.
     Queiramos ou não, somos obrigados a passar horas dormindo para poder enfrentar a lida do dia seguinte.O sono respeita uma arquitetura mais ou menos rígida. Nos momentos iniciais, o tronco cerebral vai sendo desligado gradativamente e nós saímos da fase de vigília. Essa é a fase dos trancos musculares. Sem muita noção do que está acontecendo, sabe quando imaginamos que pisamos num buraco e damos um pulo na cama.é o cérebro não é capaz de distinguir o sonho da realidade e por isso, é muito importante que os músculos deixem de contrair durante o sono, caso contrário, poderíamos passar a noite lutando contra inimigos imaginários(o que seria bem legal XD ) e isso leva em média 7 minutos.

      Passo seguinte: a atividade cerebral diminui até atingir um grau mínimo. É a fase do sono profundo. Depois, ela volta a aumentar, alcança novamente os níveis de vigília, mas os músculos, com exceção dos que envolvem os olhos, continuam sem movimento. É o sono REM (rapid eyes movement) que coincide com o período dos sonhos. Essa fase dura apenas alguns minutos e a atividade cai outra vez.
O sono evolui em ciclos: fases de ondas rápidas que se alternam com fases de ondas bem lentas. Em média, ocorrem cinco ou seis fases de 70 a 110 minutos cada durante o período de sono, findo o qual o cérebro volta a funcionar dando início a uma nova fase de vigília.



    Algumas pessoas apresentam a arquitetura do sono completamente desestruturada. Umas demoram muito para dormir, outras dormem imediatamente depois que se deitam, mas acordam duas ou três horas mais tarde e custam a conciliar novamente o sono. Há, ainda, as que dormem direto, mas acordam muito antes da hora prevista.
    Esses distúrbios do sono a que chamamos de insônia são muito frequentes e todos passamos por períodos em que dormimos mal por algum motivo. Entretanto, quando a alteração do sono se torna permanente, requer cuidados profissionais especializados.
     Caso você tenha algum desses sintomas procure um médico pode ser que ele te ajude.